sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Soteriologia – A Doutrina da Salvação

Este pequeno estudo sobre a Doutrina da Salvação, o objetivo é apresentar um resumo sobre está Doutrina, sendo assim nesta oportunidade não vamos comentar sobre os oitos elos que integram a Salvação – Fé, Arrependimento, Conversão, Regeneração, Adoção, Justificação, Santificação e Glorificação.
A Doutrina da Salvação, Teologicamente é conhecida como Soteriologia.
Soteriologia é a fusão entre dois termos Gregos, “Soteria”, que significa “Salvação” e “logia”, que significa estudo. Portanto, Soteriologia é o estudo da Salvação.
Salvação, em seu sentido teológico, é a conseqüência do sacrifício realizado por Jesus Cristo, ao morrer na cruz do calvário, sobre todo aquele que aceita este sacrifício em sua vida, mediante a fé n’Ele, Jesus Cristo.
A palavra Salvação, no Grego “Soteria”, transmite a idéia de cura, redenção, remédio, resgate. No latim é “salvare”, que significa “Salvar”, e também de “Salus”, que significa Saúde.
O Efeito da Salvação
O efeito da Salvação, no Homem, é a libertação do pecado, da degeneração moral e das conseqüências que os seguem, como o juízo de Deus. A Salvação causa no interior do Homem uma mudança tal, que produz alegria, gozo e paz permanentes. É a bem-aventurança ou a fidelidade eterna. Deus entra na vida da pessoa e a transforma.
A Condição do Homem – O porquê da Salvação
Não se pode compreender a Doutrina da Salvação sem saber-se qual a condição do homem que dela necessita.
Algumas situações do homem sem a Salvação.

1-Escravo do Pecado

“Respondeu-lhes Jesus; Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (João 8:34)
O termo “escravo” significa estar cativo debaixo de um poder absoluto. A expressão “pecado” significa “transgressão da lei Divina”. Deste mesmo homem escravo, ao recebeer a Salvação, Paulo diz – “E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6:18)

2-Morto, espiritualmente

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”
(Romanos 5:12)
A morte espiritual tem uma sertã semelhança com a morte física. A morte física é a separação entre o corpo e o espírito. Quando o espírito abandona o corpo então este morre.
Da mesma forma, quando o espírito se separa de Deus, o espírito morre. Assim como o corpo sem o espírito está morto, o espírito sem Deus, também está. Separado de Deus, o homem está morto espiritualmente e impossibilitado de tomar a iniciativa da Salvação.

3-Separação de Deus

Está é outra situação condição do homem sem Salvação. A conseqüência da queda de Adão foi a exclusão da presença de Deus. Isto é, Deus já não andava com Adão, no Éden.
“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as arvores do jardim.” (Gênesis 3:8)
“Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaias 59:2)
Portanto, é este homem que preenche estas três condições o que necessita da Salvação.
A Lei, a Graça e a Salvação
Um dos objetivos de Deus ao criar Israel foi o de usá-lo para trazer à terra o seu filho, o Messias, aquele que viria implantar aqui o Reino de Deus. Para cumprir esse objetivo foi que Deus impôs ao seu povo a lei mais severa do mundo, a qual tinha duas funções a cumprir, uma espiritual, outra material.

1-Uma Função espiritual

Sua função espiritual era revelar o pecado – “...porque eu não conhecia a concupiscência, se a lei não dissesse: não cobiçarás”, escreveu Paulo – Romanos 7:7.

2-Uma Função Material

A função material da lei era proteger o povo de Israel para que não se misturasse com os povos da terra a fim de que a descendência de Abraão fosse preservada, porque dela teria que nascer Jesus. Este o motivo da lei de Moises ser a mais severa lei do mundo. Ela colocou Israel como que “numa camisa de força”. Por isto o Senhor Jesus, disse “...nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”. A lei cumpriu sua missão – “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei”.
(Gálatas 4:4)
“Nascido sob a Lei” – “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo” (Gálatas 3:24). A lei não foi revogada, como afirmou Jesus. Ela, na verdade, cumpriu seu objetivo, e, num linguajar humano, diríamos, “aposentou-se” com méritos, após cumprir sua missão.
Terminada a dispensação da lei, quando Israel era o agente do Reino de Deus na terra, teve inicio a dispensação da graça, na qual a igreja passou a ocupar o lugar de Israel, como representante do Reino de Deus.

A Igreja, atual representante do Reino de Deus, na terra.

Ao que parece, muitos cristãos são inimigos da lei, tratam-na como se ela fosse uma autêntica vilã, algo prejudicial, nociva. Esta, certamente, não era a opinião de Paulo. Veja-se o que ele diz – “Que diremos, pois? É a lei pecado?”. A seguir, ele mesmo responde – “ ...a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” – Romanos 7:12
Também o Senhor Jesus não falou mal da lei. Veja o que disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade, em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da Lei sem que tudo seja cumprido” – Mateus 5:17-18
A lei não podia ser revogada. Revogar significa suspender ou anular sua função. Jesus deixou claro que a lei tinha uma missão a cumprir e que ela cumpriria sua missão. E, realmente, cumpriu. Ela não era prejudicial ou nociva, como muitos pensam.
Assim, podemos afirmar que a lei foi um instrumento de Deus para trazer o Salvador e a Salvação.


A Salvação é pela Graça e não pela Lei

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus.” (Ef. 2:8).
Esta “Graça”, ou favor imerecido de Deus, foi revelada aos homens através de seu Filho Jesus.
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” (Tito 2:11)
O Salvador, portanto, é Jesus. É nele e por ele que o homem é alcançado pela graça de Deus, para ser salvo.

Todos podem ser Salvos

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vos; é dom de Deus.” (Ef. 2:8).
O diabo e seus agentes vivem a falar nos ouvidos e corações de muitas pessoas que elas estão perdidas, que não há mais qualquer esperança, que nasceram predestinadas a condenação.
Todavia, a Bíblia Sagrada, o livro da verdade, deixa bem claro que ninguém nasce predestinado a ir para a perdição. Ela revela que o inferno foi criado para o diabo e sues anjos,não para o homem.
No julgamento das nações o Senhor Jesus profetizará aos condenados a seguinte sentença: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos:” (Mateus 25:41).

Uma Salvação Fácil e Descomplicada.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8)
Se você perguntasse, mas, é só isso? Paulo diria: “Só”! Então, você pode dizer que a Salvação é muito fácil! Nós diríamos que a Bíblia concorda com você. A salvação, conforme se encontra na palavra de Deus, é, não apenas fácil, como também descomplicada. Quem torna a salvação difícil e quem a complica são os religiosos que não conhecem a Bíblia Sagrada e os pregadores que não têm compromisso com a verdade, nem temor de Deus.

Deus quer que todos se Salvem

Sendo esta a vontade de Deus, e esta é, na verdade, a vontade de Deus, conforme afirmou o apostolo Paulo- “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venha ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2:3-4)
Por esta razão a salvação, conforme a Bíblia Sagrada a apresenta, é fácil e descomplicada, podendo ser compreendida mesmo por aqueles que não foram dotados de muita capacidade intelectual.

A Salvação compõe-se de duas partes

Conforme escreveu Paulo a Salvação é bilateral. Um é o lado, ou a parte sob responsabilidade de Deus – “Porque pela graça sois salvos...”. A ouitra é o lado do homem, ou seja, aquilo que lhe compete fazer – “por meio da fé...”.
Deus fez sua parte
“Porque a graça de Deus se há manifestada, trazendo salvação a todos os homens,” (Tito 2:11). Assim, se pela graça sois salvos, fica claro que essa graça foi colocada à disposição de toda a humanidade. Podemos afirmar, com absoluta convicção, que a graça de Deus se manifestou ao mundo na pessoa bendita de nosso Senhor Jesus Cristo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).
Como sabemos foi através de Jesus que Deus preparou, para todos os homens, uma tão grande salvação, que, embora tenha custado um preço muito elevado, porque certamente, foi muito difícil para Deus o dar seu Filho, ao mundo, Deus fez por completo, a sua parte no processo da Salvação do homem.

Para ser Salvo o Homem precisa fazer a sua parte

Deus fez a sua parte o homem precisa fazer a sua. O homem só precisa crer em Jesus, como seu Salvador, aceitando, pela fé, o sacrifício expiatório, realizado na cruz do calvário, quando segundo escreveu o profeta Isaias – “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgreções e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados”
(Isaias 53:4-5).
Todo sacrifício que havia de ser feito, ele fez: toda a dor que deveria ser sentida, ele sentiu; todo preço que era necessário pagar, ele pagou. Não deixou nada pendente para que o homem pudesse fazer. Assim, hoje, se alguém pretender “comprar” a salvação, pagando com obras de caridade, com esmolas, estará ofendendo a Deus; se alguém quiser adquirir a salvação atraves de qualquer tipo de sacrifício corporal, como a autoflagelação, como o caminhar de joelhos e tantos outros sacrifícios de tolos, será, no mínimo, um desprezo ao sacrifício perfeito Realizado por Jesus.
O que o homem precisa fazer, de acordo com a Bíblia, é apenas, crer, “pela fé”. Foi isto o que o Senhor Jesus, depois de haver ressuscitado, e ao ordenar a pregação do evangelho em todo o mundo disse – “quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Macos 16:16). “Portanto pela graça sois salvos por meio da fé...” (Efésios 2:8)

Por: Marquês Santos Souza.


Fonte de pesquisa: FATESA – Faculdade de Teologia de Santo André
Livro 11 – Doutrinas Bíblicas – Nível I Básico.

Um comentário: