quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Formação de Professores

Formação de professores

Os professores de Escola Dominical são educadores, exercem uma atividade educativa. Os pais também são educadores, os primeiros e talvez os principais. Uns e outros precisam de aprender a executar essa função.
Os docentes das instituições escolares (desde o Jardim de Infância à Universidade) fazem os seus cursos, realizam estágios, passam por um período de formação, efectuam reciclagens, etc... Todavia, tem-se descuidado da formação, igualmente necessária, dos professores de Escola Dominical e dos pais como educadores que são. Tudo é deixado ao improviso, à reprodução de modelos decalcados e geralmente inadequados, ou, na melhor das hipóteses, a um certo esforço (já de si louvável) de autodidatismo.

Jesus o Mestre

Jesus foi Mestre. Dedicou-se a ensinar. Os que O seguiam eram seus discípulos, ou seja, seus alunos. Muitas vezes, Jesus estacionava em algum lugar-escola (como no “monte das bem-aventuranças”) ...os ensinava, dizendo: Mateus 5:2.
Aliás, Jesus fez uma permanente ação educativa, quer pela instrução, quer pelo exemplo, quer pela correção. Discípulo é também aquele que recebe disciplina. E ainda hoje, nas escolas, se aprende por “disciplinas” e se aplicam medidas disciplinadoras. Mas Jesus foi mais longe, e encarregou os seus discípulos, de ensinarem, de serem educadores Mateus 28:19. Foi para isso que os preparou e para isso os comissionou.
Assim, o ministério educativo da Igreja é fulcral e nele se deveria investir com acções concertadas e dinâmicas.

Lição é diferente de pregação

Será razoável e útil, continuar a confundir lição com pregação, adaptando o método tradicional e obsoleto, do “professor-transmissor-de-conhecimentos” a “alunos-receptores-espectadores-passivos” ? Para não falar de deficiências de conteúdo desses “discursos dominicais”.
Sem pretender atingir ou censurar aqueles que, com tão boa-vontade, se dispõem a dar o seu melhor, ao serem eleitos para tal cargo, pergunto: Não seria bom, para eles e para todos, que houvesse, na igreja, uma escola de professores ? É possível que em alguns casos ela já exista e, se assim é, ainda bem. Mas, não me refiro apenas à formação bíblico-doutrinária. Refiro-me também, e particularmente, à formação psico-pedagógica. Formar especificamente para ser professor, para orientar uma turma, para relacionar-se com alunos, para criar condições favoráveis à aprendizagem. Professores de crianças, de adolescentes, jovens, adultos, todos. Todos os que já exercem, mas também os que revelam vocação, interesse e aptidão para virem a trabalhar como professores no seio da Igreja.

Os pais como educadores

Mas também os pais (como educadores e, alguns “encarregados de educação”) têm sido esquecidos. Esquecidos até pelas instituições de ensino secular que exigem deles colaboração e participação no processo educativo dos seus filhos-educandos, mas, não lhes fornecendo preparação para isso. Nas “Escolas Superiores de Educação” deveria haver (como há muito defendo) cursos de formação de pais e futuros pais, para aprenderem a educar os seus filhos. É por aí que se deveria começar, pela base. Sem essa formação, acontece o que se vê: muita desarticulação, muito alheamento, muita inoperância, ineficácia e frustração. Em prejuízo de quem ? Dos filhos, como pessoas, como estudantes, como aprendizes.
Há que alterar esta situação. E se outros não o fazem, as igrejas podem criar Centros de Formação de Educadores, para professores de Escola Dominical e para pais, começando talvez pelos jovens que aspiram a constituir família e a procriar ou a adaptar, e incluindo todos os pais que sintam necessidade duma melhor preparação. Em suma, uma escola de educadores voltada para a Escola Dominical e para o Lar. E assim, “com uma só cajadada....” Todos conhecem o provérbio.

Um comentário:

  1. Patricia Lemos
    Concordo plenamente com a formação de professores. É necessário investir no treinamento dos professores, incentivando-os á prática da oração, pesquisas, compra de materiais didáticos... É urgente que se invista mias na E.B.D de modo a acompanhar o desenvolvimento dos tempos atuais.

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