quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Usos e Costumes da Assembléia de Deus

Usos e Costumes defendidos pela Assembléia de Deus, Ministério Belém
.
A 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, definiu 8 princípios, que posteriormente, em 16 de agosto de 1999, passaram a ser 6 e foram reeditados para o que chamaram de “linguagem atualizada”.
.
Começo chamando sua atenção para o tom machista destes princípios que podem ser observados pela quantidade de 1 proibição para os homens contra mais de 4 para as mulheres.
Seguem com comentários:
.
ANTES - 1. Uso de cabelos crescidos, pelos membros do sexo masculino;
ATUAL - 1. Ter os homens cabelos crescidos (1 Co 11.14), bem como fazer cortes extravagantes;

COMENTÁRIO

A desonra a que Paulo se refere é cultural e não espiritual. Se não for assim, os nazireus seriam um grupo que colocaria a palavra do Senhor dita a Moisés (Nm 6.1-8) em descrédito.
Também não uso e nem admiro cabelos compridos em homens, mas transformar isto em dogma, é tornar a palavra de Deus incoerente.
.
ANTES - 2. Uso de traje masculino, por parte dos membros ou congregados, do sexo feminino;
ATUAL -2. As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1 Tm 2.9, 10);

COMENTÁRIO
Com relação a “mulheres usarem roupas peculiares aos homens” sabemos que estão se referindo ao texto de Dt 22.5, sabemos também que estão se referindo às calças.
A mulher não pode usar calça comprida?
O único texto bíblico que fala sobre roupa de homem e de mulher, que contém uma proibição, e que os pregadores de "doutrinas" usam muito, está no Antigo Testamento, em Dt 22.5, e diz o seguinte: "Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu Deus".
Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida. A calça comprida só surgiu na França, no final do século 19. Então, do que o versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, NAQUELA ÉPOCA, TANTO HOMENS COMO MULHERES USAVAM VESTIDOS! O próprio Senhor Jesus usava vestido (Jo 19:23-4) e mesmo depois de glorificado, Jesus é descrito por João como "vestido até aos pés de um vestido comprido" (Ap 1.13). Então, substitua a palavra "trajo" por "vestido" e você terá: "Não haverá vestido de homem na mulher e não vestirá o homem vestido de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu Deus".
Mas o Livro de Apocalipse nos revela que, no futuro, os salvos usarão vestidos (Ap 7.9-12). Que o próprio Deus mandará vestir os mártires de vestidos (Ap 6.9-11). Ora, Deus não iria vestir os salvos com abominação então, abominação é a troca de roupa entre os sexos; é o homem se vestindo para passar por mulher e a mulher se vestindo para passar por homem. É o homossexualismo. Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usada pelo homem e a calça comprida usada pela mulher . Apesar de parecidas, não são iguais. Usar calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e africanos irão para o inferno. Compreendeu a diferença? Cada época e país tem a sua cultura. Se fosse para nos vestimos conforme os costumes bíblicos, então todos os pregadores de doutrina de roupas estão fora da "doutrina" e deveriam andar de vestidos, pois ternos e gravatas não existiam naquela época. Procure trajar-se com modéstia e decência, servindo ao Senhor com santidade no seu coração. Leia 1Sm 16.7. E lembre-se: você não é salvo por causa da roupa que usa, mas porque Jesus Cristo verteu o Seu sangue santo e precioso na cruz do Calvário!




A ilustração acima pertence ao livro publicado pela CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus, intitulado “Manual Bíblico do Estudante” Editado por Walter A. Elwell.
Repare na sutil diferença entre o traje masculino e feminino.



Repare também na sutil diferença entre a roupa da irmã Wanda e a roupa dos demais senhores na foto ao lado.
O que a elegante irmã Wanda está usando é um Tailleur (lê-se Taiêr) que nada mais é do que um terno desenhado para mulheres. Ou seja há terno masculino e há terno feminino que são muito apreciados pelas senhoras que freqüentam os cultos da Assembléia de Deus sem serem criticadas pelos pastores.
Da mesma forma há camisa masculina e camisa feminina; camisetas são unisex; Mas o alvo das atenções são as calças. Tem muitas calças que homem nenhum usaria, e porque? Ora, porque são calças femininas.

Quanto a “vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias” é chover no molhado, afinal estamos nos referindo a crentes.
.
ANTES - 3. Uso de pinturas nos olhos, unhas e outros órgãos da face;
ATUAL -3. Uso exagerado de pintura e maquiagem - unhas, tatuagens e cabelos- (Lv 19.28; 2 Rs 9.30);

COMENTÁRIO

Aqui houve uma grande mudança. Repare que antes as irmãs não podiam se maquiar, mas agora, dizem apenas que não devem exagerar, não dizem que não podem se maquiar.




Prova disso é a irmã Wanda (esposa do pastor José Welington), ela tinge o cabelo.
Para muitos pastores da referida denominação, mulheres que assim procedem não são santas, não irão para o céu, são comparadas a Jesabel. Será a irmã Wanda uma exceção?
Você já viu alguma vez a irmã Wanda de cabelo solto? Ora se o cabelo é para ser usado como véu, perde totalmente a característica de véu quando é preso, ficando tão curto quanto um corte de cabelo masculino. Mas é também a estratégia usada por muitas irmãs para que ninguém perceba que elas cortam o cabelo.
Outra personagem feminina de destaque que não poupa maquiagem e cortes de cabelo é Carla Ribas, apresentadora do programa de televisão “Movimento Pentecostal” da Assembléia de Deus aos sábados.
Nesse programa é notória a maquiagem a que o pastor José Welington tem que se submeter para aparecer diante das câmeras. Ossos do ofício?
O pecado de Jezabel era a idolatria e não a pintura. A prostituição de Jesabel era a idolatria (Ap 2.20-1). O que a Bíblia condena é a vaidade, tanto da mulher como do homem. A Bíblia chama muitas coisas de vaidade. Exemplos: Os deuses das nações são vaidade (2Cr 16), O pensamento e a vida do Homem (Sl 94.11 e 144.4), A juventude (Ec 11.10), As falsas profecias (Jr 14.14). Portanto, tudo o que é feito por vaidade é condenável.
.
ANTES - 4. Corte de cabelos, por parte das irmãs (membros ou congregados);
ATUAL -4. Uso de cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica (1 Co 11.6, 15);

COMENTÁRIO

Aqui houve uma grande mudança. Repare que antes as irmãs não podiam cortar o cabelo, mas agora, dizem apenas que o cabelo não pode ficar curto, não dizem mais que não pode ser cortado.
É um tanto de falta de informação e conhecimento da cultura bíblica. Para os coríntios o cabelo (que era dado em lugar do véu), é sinônimo de santidade e honra, mas o mesmo véu em Gênesis é usado como disfarce para Tamar (nora de Judá) passar-se como uma prostituta (Gn 38:14-15). Como entender isso, se não levarmos em conta os costumes da época e seus valores históricos? quando um pregador ignora isso acaba pregando incoerências.
Saiba de uma coisa minha irmã, nada é maior do que o sacrifício de cristo na cruz do calvário, o cabelo; o véu; nada disso pode anular o amor de deus pelas mulheres. Saiba que o tamanho do seu cabelo não muda a graça de Deus.
Como já comentado anteriormente no item 1, o texto de coríntios não se atrela à salvação é apenas uma questão cultural que não se aplica aos nossos dias e nem à nossa sociedade onde o véu e os cabelos compridos já não possuem a mesma significação daqueles dias.
Veja que Paulo fala de honra e não de Salvação. A mulher não depende do tamanho do cabelo para ser salva. Releia o que Paulo escreveu e você vai ver que ele diz apenas que "lhe é honroso ter o cabelos crescido". Crescido até quanto? Ele não determina o tamanho e nem diz que a mulher cristã nunca mais pudesse cortar o cabelo.
.
ANTES - 5. Sobrancelhas alteradas;
COMENTÁRIO

Aqui houve uma grande mudança. Este item sumiu.
É muita cara de pau fazer regras sobre o cuidado com as sobrancelhas e nada dizer sobre bigode que vários pastores ostentam orgulhosos.
.
ANTES - 6. Uso de mini-saias e outras roupas contrárias ao bom testemunho da vida cristã;
ATUAL -Os itens 2 e 6 foram colocados num mesmo item, pois se trata de um mesmo assunto

COMENTÁRIO
Já comentado no item 2
.
ANTES - 7. Uso de aparelho de televisão – convindo abster-se, tendo em vista a má qualidade da maioria dos seus programas; abstenção essa que justifica, inclusive, por conduzir a eventuais problemas de saúde;
ATUAL -5. Mal uso dos meios de comunicação: televisão, Internet, rádio, telefone (1 Co 6.12; Fp 4.8).

COMENTÁRIO

Você deve conhecer várias pessoas, inclusive pastores, que até hoje proíbem seus filhos de assistirem televisão.
Eles não sabem que esse dogma só valia enquanto a Assembléia de Deus não tinha um programa na TV. Provavelmente o uso de internet ainda seria proibido se a referida denominação ainda não tivesse acesso a esta mídia.
.
ANTES - 8. Uso de bebidas alcoólicas.
ATUAL -6. Uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1 Co 6.10; Ef. 5.18).

COMENTÁRIO

Há remédios que embriagam e tem efeito narcótico. Mais uma vez o problema está no excesso; no mau uso; no exagero.
Como eu disse antes, estou tratando com pessoas crentes .
.
.
.
PARA PENSAR

Se insistem em trazer para os dias atuais o que era praticado na cultura dos tempos de Paulo, porque as Assembléias de Deus não praticam o ósculo santo? Porque em algumas culturas homem beijar homem é indecoroso, enquanto em outras, como na rússia seria perfeitamente aceitável.
.
DOUTRINA DE HOMENS NÃO SALVA. MAS, COM CERTEZA, MANDA PARA O INFERNO.

Todo esforço que o homem faz para merecer a salvação é uma Doutrina de Homens. Há milhares de anos o Homem vem buscando a salvação através do seu próprio merecimento. Mesmo nos dias atuais, havendo já a revelação completa de Deus para Salvação da Humanidade, existem bilhões de pessoas que querem merecer a salvação e por isso se autoflagelam para perdão de seus pecados, sobem escadarias de joelhos, carregam cruzes por quilômetros, tentam ser "boazinhas" para serem salvas, observam rígida moral de conduta e assim por diante.
Diferente da doutrina dos Homens, a doutrina de Deus para a Salvação é tão simples que o ser humano não consegue acreditar. Ela diz o seguinte: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie"(Efésios 2.8-9).
Mesmo entre o povo cristão há um grande número de pessoas que aceitaram o Dom de Deus como Salvador (Jesus) mas ainda não se libertaram do conceito humano de "merecer a salvação" e por isso se tornaram presas de doutrinas de homens e fazem uma série de sacrifícios, levando uma vida cristã triste e sobrecarregada, achando que, com isto, estão servindo a Deus. Principalmente os novos convertidos, por um sincero desejo de santificação, são presas fáceis dos "Doutrinadores", que os sobrecarregam com uma série de ordenanças.
Paulo, alertando a Igreja Cristã contra as doutrinas dos Homens, escreveu: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;” (Colossences 2.8;20-22).
Aprenda a distinguir, com base na Palavra de Deus, o que é doutrina de Homens e, através da Verdade, livrar-se de todo o jugo humano.
Jesus disse: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (João 8.32).
.
CRISTO NOS LIBERTOU PARA QUE SEJAMOS DE FATO LIVRES

“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.” (Gl 5.1,2)
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.” (Gl 5.13)
Podemos escolher viver como se ainda estivéssemos debaixo da lei e nos privar da liberdade que Cristo comprou para nós na cruz . Podemos também ir para o outro extremo , a libertinagem.
Tanto o legalismo quanto a libertinagem levam à escravidão que só pode ser solucionada por meio do arrependimento e da fé em Deus.
Ou seja : temos liberdade para viver a vida cristã e não liberdade para viver no pecado.
.
.
Quero encerrar com as Palavras do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, e com a posição da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil
.




"TEMPO DE MUDANÇAS - Alguns líderes resolveram determinar , por alta recreação aos seus fiéis , suas próprias leis e costumes , ou seja , determinam a questão do certo e errado , como se tal autoridade tivessem , esquecendo-se que a salvação é de Deus , e que é Sua Palavra que limita as condições para irmos aos Céus . É perigoso desprezar a autoridade da Palavra de Deus ! "
Publicado em Fev 2002 no Jornal Mensageiro da Paz , pg. 2
.
.
.
.
.
A POSIÇÃO DA CGADB - CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL
Divulgado no site da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil
.
Muitos irmãos, membros há anos da Assembléia de Deus, Ministério Belém, não conhecem quais são os Usos e Costumes defendidos por esta denominação. Talvez porque não haja interesse dos pastores em divulgar. Se desejar, o texto está no site da CGADB, transcrevo aqui algumas frases para destacar alguns trechos os quais sublinhei:
.
“. . . Quando afirmamos que temos as nossas tradições, não estamos com isso dizendo que os nossos usos e costumes tenham a mesma autoridade da Palavra de Deus, mas que são bons costumes que devem ser respeitados por questão de identidade de nossa igreja. . .”
.
“Não é biblicamente correto usar doutrina e costume como se fosse a mesma coisa. O costume é “Prática habitual. Modo de proceder. Jurisprudência baseada em uso; modo vulgar; particulariedade; moda; trajo característico, procedimento; modo de viver”. Os costumes visto pela ótica cristã, são linhas recomendáveis de comportamento. Estão ligados ao bom testemunho do crente perante o mundo. Estão colocados no contexto temporal, não estão comprometidos diretamente com a salvação.Os costumes em si são sociais, humanos, regionais e temporais, porque ocorrem na esfera humana, sendo inúmeros deles gerados e influenciados pelas etnias, etariedade, tradições, crendices, individualismo, humanismo, estrangeirismo e ignorância.”
.
“Cristianismo é religião de liberdade no Espírito e não um conjunto de regras e de ritos. Acrescentar algo mais que a fé em Jesus como condição para salvação é heresia e desvio da fé cristã (Gl 5.1-4). Mas, ir além da liberdade cristã, extrapolando os limites é libertinagem (Gl 5.13).”
.
“Quando os gentios de Antioquia se converteram à fé cristã a igreja de Jerusalém enviou Barnabé para discipular aqueles novos crentes (At 11.20-22). Ele Entendia que os costumes só devem ser mantidos quando necessários, pois ensinar costumes, culturas e tradições como condição para salvação, é heresia e caracteriza seita.”
.
“Os judeus não eram mais crentes do que os gentios por causa dos seus costumes e nem consideravam os gentios menos crentes do que eles. Pedro pregava aos judeus o “evangelho de circuncisão”, enquanto Paulo o da “incircuncisão”, ou seja, Pedro pregava aos judeus e Paulo aos gentios (Gl 2.7-9). Não se trata de dois evangelhos, mas de um só evangelho, apresentado de forma diferente. Isso é muito importante porque as convicções religiosas são pessoais e o apóstolo Paulo respeitava essas coisas. Havia os irmãos que achavam que devia guardar dias e se abster de certos alimentos, outros consideravam iguais todos os dias e comiam de tudo (Rm 14.1-8). Ele não procurou persuadir a ninguém dessa ou da outra maneira.Diante disso, aprendemos que nenhum pastor deve persuadir o crente para deixar de observar os costumes da igreja. Isso é algo de foro íntimo. Da mesma forma, um não deve criticar o outro, porque o que ambos fazem é para Deus, além disso, o apóstolo via que se tratava de uma questão cultural (Rm 14.6-10). Proibições sem a devida fundamentação, principalmente bíblica, é fanatismo. Quem faz de sua religião o seu Deus não terá Deus para sua religião.Isso nos mostra que o nossos costumes não são condição para a salvação, eles devem ser mantidos para a preservação de nossa identidade como denominação. Não devemos criticar os outros e nem forçar ninguém a crer contra suas próprias convicções religiosas.”

75 comentários:

  1. Irmãos, não quero que me achem ignorante acerca do que vou dizer: Os usos e costumes podem ser não bíblico, porém é o que sempre fez e faz diferença na igreja de Cristo! Desde o princípio em que Gunnar V. e Daniel B. atravessaram os oceanos para trazer um evangelho diferente e de salvação, porém a mentalidade humana vem distorcendo a cada dia aquilo que era costume e tradição no meio da igreja, mesmo que não seja bíblico era referência de cristão que se diferenciava com o mundo. É por isso que dentro das nossas igrejas existem infiltrações de pessoas que associam ao ocultismo, adoradores de deus Sol, políticas, falsos doutores, falsos mestres, porque não temos os bons costumes que nos faz diferentes deste mundo. Sendo que tudo é aceito no nosso meio, não há transformação e não mudança para uma igreja que aguarda o arrebatamento. Estão pregando outro evangelho, não aquele que o Senhor ensinou. Maranta, Jesus vem!
    p.s: eu sou servo inútil, simplesmente um jumentinho que não quer reconhecimento de homem, mas que carrega sobre seus ombros a responsabilidade da palavra de Deus, e que o Senhor seja glorificado. Não o meu eu. Amém!
    Márcio R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem irmão, parabéns concordo plenamente com vc.

      Excluir
    2. O crente deve se evidenciar pelo amor. Fatores externos como roupa e costumes, foram ultrapassados pelo evangelho de Cristo. Quem se apega a esses rudimentos ainda não entendeu a mensagem do Senhor. Que é o reino espiritual.

      Excluir
    3. Concordo, temos uma identidade!

      Excluir
    4. Uma mulher não entra no fórum de mini saia, um homem não entra no fórum de bermuda ou camiseta regata isto para se apresentar aos homens e ninguém vai lá questionar se esta certo ou errado simplesmente obedece, por que é tão difícil obedecer os costumes adotados pela sua igreja? Está insatisfeito mude pra outra que não faça estas exigências. Agora se pra entrar no fórum e se apresentar ao juiz é necessário está vestidos com pudor imaginem para se apresentar diante de DEUS o Juiz dos juízes, lembrando que estamos diante de DEUS 24 horas por dia. A bíblia condena o extremo em todos os sentidos. Em 1Pedro 1:15 diz: Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa me beira de viver. Isto inclui vestimenta, pois o nosso exterior é reflexo do nosso interior.

      Excluir
    5. Ho meu irmão,Deus seja louvado. Concordo com vc meu amado irmão.

      Excluir
    6. Concordo plenamente 👏👏👏

      Excluir
    7. Concordo plenamente 👏👏👏

      Excluir
    8. O foco é sempre o homem.Como ganhar almas se nós achamos melhores do que os outros.precisamos entender a mensagem do Reino Jesus focou em pessoas andou com os indignos com os imundos com os samaritanos mesmo sendo Deus amou e abracou a todos.Ame a Deus siga Jesus se renda ao Espirito Santo e Ame pessoase nunca se ache melhor do que ninguém. Isso é Evangelho.Paz

      Excluir
    9. RECOMEÇAR:
      Comportamentos e costumes que os irmãos e irmãs Cristãs, deve observar dentro e fora do Templo.
      A finalidade dessa postagem, é voltar ao primeiro amor, Apocalipse, estão sendo esquecidos de uns 40 anos pra cá. Temos observados que mudou muito. A partir do momento em que aceitamos a Jesus como único e suficiente Salvador, temos que renegar a nós mesmos, pois deixamos de ser o homem velho. Somos novas criaturas. Lavados com o sangue do ordeiro.
      Em se tratando de Recomeçar, vamos ver algumas coisas que podem e não podem no ambiente Cristão: irmãos e irmãs, evitar camisas regatas, permutas, shorts, evitar o uso de CALÇAS JEANS RASGADA DE FABRICA, usar vestido, quatro dedos abaixo do joelho. Não pode ser ligado ao corpo; no caso de calça também. Nos cultos ou reuniões de células, não se pode cruzar as pernas. Nas orações no templo, não virar as costas para o altar.
      Se fizer uso de piscinas, não pode usar biquínis. Tanto a irmã quanto o irmão, deve usar shorts para banhar-se.
      Se o irmão ou a irmã antes do batismo já tenha feito tatuagens, usar roupas que cubra as mesmas. Após o batismo, acaso esteja pensando em tatuar, não o faça. O nosso corpo é templo, morada do Espírito Santo de Deus. Os jovens no namoro inicial, e no noivado, abstinência total da prática sexual. Isto é, só após o casamento no civil e no Cristão. Isto é, não pode haver Fornicação ( I Corintios 7 ).
      Que eu me lembro, esses são alguns dos minimos comportamentos, para que se volte aos Cristãos, aos crentes de antes. Jesus disse que no final dos tempos, a fé de muitos se esfriaria, é, esfriar "até que sim", mas nunca mornar, pois Jesus disse que tem vontade de vomita-los. E é o que está acontecendo. Estão adorando a dois senhores: a Deus e ao mundo. Nós Cristãos temos que ser diferentes. Os não cristãos, espelham em nós. Nós adorando a Deus e a mamon, o dinheiro, não podemos ser pescadores, salvadores de almas. É claro, não estou generalizando, graças à Deus, ainda temos Cristãos autênticos.
      Desde já agradeço a compreensão.

      Excluir
    10. Usos e costumes são coisas pessoais e temporais. Em Nada interferem na salvação.

      Excluir
  2. A igreja deve ser vista e reconhecida como uma ilha no oceano da lama e da podridão que é o mundo. As pessoas que estão na igreja precisam ser diferentes das demais pessoas do mundo.
    Temos que ser diferente do mundo será que ninguém atentou para a conversa de Jesus com Nicodemos,Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    tem muitas Denominações que não dão ouvidos e não entenderam oque é nascer de novo e lutam para mudar a doutrina das Assembleias de Deus.
    O mundo anseia por amor sincero, por atenção e compreensão, por uma palavra de estímulo. Todos somos carentes de carinho, de amor e de compreensão.
    Mas as pessoas que estão nas igrejas evangélicas continuam adotando o mesmo comportamento de quando ainda não pertenciam à igreja. E isso precisa mudar. Precisam se tornar "sal da terra". O cristão precisa ser reconhecido como tal. As pessoas do mundo precisam ver nele um olhar diferente, um leve e contínuo sorriso em seu rosto, uma força extraordinária para enfrentar os reveses da vida. Isso é ser "sal da terra".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior diferença que o crente pode ter do mundo é Jesus Cristo... Acredite. O mundo já copiou nossas roupas nossos estilos nossa linguagem, e nós por vivermos nele, vestimos e comemos dele... Mas Jesus Cristo é o diferencial imutável... vista duas mulheres como crente e descobrirás qual é a verdadeira sem ver a aparecia.

      Excluir
    2. Existem varios ministerios,para ver em qual em qual nos enquadramos.
      Se não esta de acordo com a doutrina, sai e vai para outra, o que não pode é criticar pois ela não é minha e nem de ninguem, mas do Deus vivo.

      Excluir
    3. Existem varios ministerios,para ver em qual em qual nos enquadramos.
      Se não esta de acordo com a doutrina, sai e vai para outra, o que não pode é criticar pois ela não é minha e nem de ninguem, mas do Deus vivo.

      Excluir
    4. Não sou evangélica, mas já visitei uma assembleia. A última coisa que eu particularmente busquei vou ver como as pessoas estavam vestidas. É sim a presença do Senhor no meio daquele povo de tal forma onde pude sentir o mesmo. Eu uso calça jeans e creio que TD é questão de tempo e não de oposição.... Povo Jesus molda as pessoas confirme elas vão se alimentando de sua palavra. Jesus não olha tatuagem, vestimentas...é sim o coração arrependido e disposto a conhece lo e servi lo....Buscai o Senhor Jesus é as demais coisas lhe será acrescentado ...e os hábitos do passado passado desapareceram ...assim eu creio que será comigo ...assim creio que Jesus trabalhe... Quem sou eu para julgar o próximo. A paz!

      Excluir
  3. Percebi que nos comentários feitos com relação as atualizações de uso e costumes da nossa igreja, são rejeitados por alguns que ainda insistem em permanecer seguindo as ordens dos homens, doutrinas criadas para mostrar poder, isso não justifica, temos que saber que nossa missão é salvar almas, e perdemos muitas por essa doutrina, porque percebo que algumas igrejas se preocupam mais com as roupas e maquiagem dos seus membros, do que com o que elas realmente necessitam, alimentar-se espiritualmente, sem fardo, é que agindo assim os novos convertidos não sairão da Igreja por sentir-se sufocados por exigências e cobranças que não salvam nenhuma alma, eles sabem disso, está escrito nas escrituras o que realmente salva são os atos e o amor do coração, então devemos deixarmos esses irmãos mudarem naturalmente, todos aprendem o que é excesso e o que está perturbando seu coração, os Pregadores tem que saber que aos irmãos tem consciência e também estudam e podem compreender a palavra de Deus, se isso não acontecer não teria sentido os ensinamentos, assim teremos mas almas salvas. Deixamos de exigir o que não está na palavra de Deus só por orgulho do homem, sejamos um ícone e não uma muro.
    Que a paz do Senhor estejam com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior diferença que o crente pode ter do mundo é Jesus Cristo... Acredite. O mundo já copiou nossas roupas nossos estilos nossa linguagem, e nós por vivermos nele, vestimos e comemos dele... Mas Jesus Cristo é o diferencial imutável... vista duas mulheres como crente e descobrirás qual é a verdadeira sem ver a aparecia.

      Excluir
    2. Não entendo porque pessoas que se dizem cristãos ficam debatendo algo que não lhes compete; se não aceitas, existem pelo menos três opções possíveis: saia correndo da Assembléia, porém, em todas as igrejas existem os seus costumes; 2º participe como ministro de uma convenção geral e vote para mudar isso, detalhe, tente persuadir o maior número de ministros possíveis. 3º Não faça nada.

      Excluir
  4. a sua ignorância do autor é de uma magnitude incalculável! Afinal qual é o seu problema com usos e costumes? você gosta de viver como todos vivem ser como todos são ?

    ResponderExcluir
  5. EXISTEM OS COSTUMES DE DEUS (OS BONS COSTUMES) E OS COSTUMES DO DIABO (OS MAUS COSTUMES). NÃO IMPORTA A POSIÇÃO QUE OCUPA NA IGREJA, PORQUE SE QUEREM SERVIR A DEUS DE TODA MANEIRA NÃO SUBIRÁ, POIS NEM TODOS QUE DIZ SENHOR, SENHOR NÃO ENTRARÁ NO REINO DO CÉU.É A PALAVRA DE DEUS QUE DIZ.

    MACIEL

    ResponderExcluir
  6. Nós que sejamos servos de DEUS convertidos e não convencidos sejamos simples ao vestir dando honra a DEUS NO PORTE MASCULINO para conversarmos com juiz devemos ir de social e falar com os REIS DOS REIS mulheres trajes descentes ha sensualidade de vestidos e calças compridas pois as mesmas expoe toda a sua sensualidade Pedimos a DEUS misericordia para os lideres evangélicos ensinar e doutrina a AMADA IGREJA DE JESUS CRISTO DEUS VOS ABENÇOE A TODOS
    ir. WESLEI BARROS-BOUCATU-SP

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor jesus,os esclarecimentos foram de muita valia. Precisamos cada dia mais que sejamos ensinados,para que a igreja cresça na graça e no conhencimento sem ferir os membros obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado é que pra fazer uma visitinha a penitenciária eles exigem través honrosos. Na visita determinados hospitais TB. Agora pra entra na presença do Todo poderoso e preciso vir um,para esclarecer como devemos nos apresentar diante Dele. Os verdadeiros cristãos sabem se vestir. Sou assembleia,e nenhum dos costumes da igreja me ofende em nada,pelo contrario,me sinto honrado pq minhas vestes transmitem respeito. Coração só quem vê e Jesus. Fica difidif saber quem é o soldado se ele n está de farda.

      Excluir
  8. vejo que o assunto é polemico, porém a palavra nos esclarece, qto Det.22 :5 nos fala da conduta do homen ou a mulher querer se passar por aquilo que não são ou seja: homessexualismo e lebianismo isto é abominação ao Senhor, mais a palavra condena a sensualidade, foi por isto que foi ordenado ao homen usar uma especie de calção para que suas vergonhas não aparecessem ao subir ao altar, nenhuma mulher vai querer vestir uma calça que não mostre a sua silhueta pois ela não estaria deacordo com o que a cultura dita sendo assim o objetivo da moda é chamar a atenção do corpo fazendo muitos a desejarem e nisto que Deus condena, pois ele se refere as vestes de prostitutas que o seu povo não deveria vestir pessoas estas que vendiam o seu corpo e para isto tinham que se vestir de forma que fossem indentificadas para os fins, porém eu pergunto: o que são vestes de prostitutas hoje? já que muitos se vestem sem pudor, porém não estão vendendo o seu corpo, não podemos chama-las de prostitutas, sendo que temos quer ter o bom senso, e isto esta faltando, pois vestes grudadas no corpo seja saia ou calça leva as a pecarem em suas imaginações sendo assim quem usa faz pecar e quem se deixa se levar peca, pois se com os teus olhos olhaste com desejo impuro adulterastes, quem entende um pingo é letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz ! O desejo do meu coração era que os líderes da AD reconhecessem essa verdade dita por você com base bíblica,porque eles não fazem? Que prazer é esse em sobrecarregar alguém? já basta o pecado que está nos rodeando todo dia ,nos fazendo tirar força da fraqueza para não pecarmos contra Deus e ainda temos que nos sujeitar ao acréscimo de coisas inventadas.Isso é sério,confunde a cabeça e nos torna até amargos ás vezes. Que bênção uma pessoa esclarecida ,esclarecendo o que era dever dos líderes da igreja,mas eles não o fazem e tenho certeza que teu conhecimento também é deles.Lamento enquanto mulher cristã . Bênçãos de Deus na tua vida.

      Excluir
  9. lanço uma pergunta, em que categoria encaixa-se a gravata, abrigar do sol, do frio sendo utensílio útil ou um mero adereço, uma vaidade masculina?

    ResponderExcluir
  10. bom, não tenho nada contra o uso ou não uso da gravata, mas no mundo secular , a maioria que usa são autoridades.
    Bom se somos autoridades , pelo menos deveriam os ministros da casa do Senhor utiliza-las, é o que penso, mas não como forma de obrigar a todos usarem.
    Pelo que vejo a Assembleia de Deus , não obriga o uso aos membros, mas sim aos seus ministros, principalmente quando vão ministrar. DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de dizer a você, dentro desse SISTEMA RELIGIOSO, existe uma HIERARQUIA, e os que fazem parte tem que seguir uma regra nos seus trajes, que é composta por terno, camisa, gravata e sapato social..., acham-se e comportam-se como representante de DEUS na terra e/ou no SISTEMA RELIGIOSO (igreja)..., falam de costumes e preceitos que os seus seguidores tem que seguir e/ou comportar-se...
      Mais quando falam e prega sobre as ESCRITURAS SAGRADAS, nunca lê um capitulo por completo e explicam sobre o que leu...
      Pegam a Bíblia, lê um versículo aqui outro ali, faz aquela colcha de retalho, fala o que não é verdade, explicam mentiras e enganam a todos...
      Vou deixar aqui só um exemplo só pra meditação..., o caso DÍZIMO, que em todas igrejas pentecostal prega.... MALAQUIAS 3:10...
      "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
      Malaquias 3:10"

      Primeiro que o DÍZIMO era mandamento de Moisés, e esse se pagava com alimentos, porque DEUS só deu autorização da cobrança de DIZIMO, foi para os Levitas...
      Segundo, se todos lerem o Livro de MALAQUIAS, que só tem 4 capítulos, o Capítulo 1, fala para o povo de ISRAEL..., já a partir do Capítulo 2,3 e 4..., falam para os Sacerdotes..., Malaquias 2:1.., "Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós."...
      Agora..., pergunto..., quem são os Sacerdotes de hoje, são os mesmos que estão hoje administrando o SISTEMA RELIGIOSO (pastores, presbíteros, anciãos, reverendos, etc...)

      Excluir
    2. Meu querido falta-lhe ler a Bíblia, o dizimos não foi ordenado por moises, veja em genises capitulo 14 e versiculos 18 até 20 e taambém a carta ao hebreus no capitolo 7 e versiculos 1 até 10. nestas passagens vemos que antes do moises nascer abraão deu o dizimo e que Jesus sendo sacerdote da ordem de melquisedeque tambem tem o direito de receber os dizimos, veja e leia , falale só quando entender do assunto.

      Excluir
  11. IRMÃOS ME ENTRISTEÇO COM A IGNORÂNCIA QUE MUITOS VIVEM POR FALTA DE ORAR E PEDIR ILUMINAÇÃO DE DEUS NA LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS E POR CAUSA DE MUITOS QUE SE APROVEITAM PARA DOMINAR OS MENOS ESCLARECIDOS COLOCANDO FARDOS EM SEUS OMBROS. FARDOS DE COSTUMES QUE SÃO RELATIVOS À REGIÃO GEOGRA-FICA E AO TEMPO. FICO MAIS TRISTE AINDA QUANDO LEMBRO QUE PESSOAS MORRERAM AFASTADAS DOS CAMINHOS DO SENHOS PORQUE FORAM ESCURRAÇADAS DA IGREJA POR CAUSA DE TELEVISÃO, SENDO QUE HOJE O EVANGELISMO ESTÁ EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. SE LEMBRAM QUE ATÉ O RÁDIO ERA UMA ABOMINAÇÃO? ORA MEUS IRMÃOS, PEÇAMOS SABEDORIA DE DEUS QUE A TODOS DÁ SEM RESTRIÇÕES. AMÉM?!

    ResponderExcluir
  12. Irmãos..., o que tem que deixar e de seguir é o SISTEMA RELIGIOSO, que colocam fardos pesados para nos carregarmos..., o que realmente o SALVADOR nos deixou como mandamentos pra nós seguirmos esta nas ESCRITURAS SAGRADAS; crê no SALVADOR, andar no caminho e seguir a ELE..., fazer a boa obra, amar uns aos outros como ELE nos amou....., é isso que temos que fazer..., porque depois da morte do nosso SALVADOR, a obra esta completa..., nós todos estamos salvo.., mais pra sermos salvo, temos que sermos santificado como ELE foi..., isso em ESPÍRITO, porque ser não for assim, não se encontra a porta da salvação, pois ela esta oculta, só conseguirmos enxergar com os olhos do ESPÍRITO do PAI, que esta conosco...

    ResponderExcluir
  13. Malaquias: 3. 18. Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

    ResponderExcluir
  14. Apocalipse: 16. 15. (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.)



    Até no lazer com amigos e família o salvo tem que vigia!

    Crentes que vivem de banho de praia e piscina não podem fazer nenhuma diferença pois, estão despidos fisica e espiritualmente.


    Gênesis: 3. 7. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

    Gênesis: 3. 21. E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.


    Quem quer morar no céu de gozo e paz não devem amar os prazeres mundanos.

    ResponderExcluir
  15. quem colocou esta blasfemia nesta pagina ,foi usado por satanas e como o anti-cristo vai enganar a muitos....que Deus tenha misericordia .A questao é que Jesus não quer só coração ele quer corpo,alma e espirito.

    ResponderExcluir
  16. gostei muito do esclarecimento, pra Deus o exterior nao deve ser melhor que o interior,porém não adianta estar usando saia com meu exterior comportado dentro da igreja e fora esta com a lingua afiada e ate as vezes um lixo por dentro,uma pessoa sem valor pra Deus e dai o que adiantou os custumes se a salvaçao vem da fé e de creer no nosso senhor Jesus cristo salvado,antes de muda o exterior devemo mundar o interior com boas obras pois sao elas que dão a salvaçao,claro que também não va saindo com roupas estravagantes que possam mostra sensualidade mas que demonstre o respeito de um respeito de um cristão.

    ResponderExcluir
  17. Amados irmãos, não entendo o conflito que por alguns é tratado aqui, pois vejo que neste caso se tratando da Assembléia de Deus, ela tem o seu próprio "usos e costumes", assim como uma casa de família não tem sues costumes idênticos a outras, da mesma forma é a 'instituição". Existem uma variedade de denominações e cada uma com o seus costumes. Acredito que cada uma destas devem ser respeitada, a diversidade é bem vinda e desta forma atende a todos, mediante a isto, penso que ninguém é obrigado a permanecer em uma determinada igreja (e acredito que nenhuma igreja obriga os seus membros a tal coisa), de maneira que temos Batista, Presbiteriana, Assembléia, Universal e tantas outras. Se o membro se sente bem aonde congrega, que permaneça, pois em seu ânimo de espírito servirá melhor a Deus. Por tanto, creio que a nosso linguagem UNIVERSAL DEVE SER CRISTO, deixemos as vestimentas para os membros de sua igreja, se os usos e costumes não incomoda a quem vive neles que mal ha nisto? Vamos seguir de mãos dadas com o nosso Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  18. O grande erro por parte de "alguns"é no qual ....A igreja NÃO é uma passarela e sim casa de oração e não um desfile de roupas etc.... Devemos se portar como servos de Deus "amigos" Somos sal e a luz deste mundo como eu passo andar igual a um (maloqueiro) regata,calção, pulseiras etc....o padeiro usa o seu avental e o soldado usa sua uniforme....e a igreja do senho deve vestir o sua roupa pra agradar ao senhor 1tessalonicenses
    4:1

    ResponderExcluir
  19. O grande erro por parte de "alguns"é no qual ....A igreja NÃO é uma passarela e sim casa de oração e não um desfile de roupas etc.... Devemos se portar como servos de Deus "amigos" Somos sal e a luz deste mundo como eu passo andar igual a um (maloqueiro) regata,calção, pulseiras etc....o padeiro usa o seu avental e o soldado usa sua uniforme....e a igreja do senho deve vestir o sua roupa pra agradar ao senhor 1tessalonicenses
    4:1

    ResponderExcluir
  20. É...o ANTES e o DEPOIS. Antes tudo era pecado, mas a Igreja era Poderosa; depois, nada mais é pecado e os cultos mais se parecem com velórios.Tirem suas próprias conclusões e decidam se Marquês Santos está certo ou não. Devemos aprender com a Bíblia e pedir sabedoria de Deus e não seguir interpretação de seres humanos.
    Ele disse em seu comentário que o EXAGERO é que é pecado, mas tudo começa aos pouquinhos, disfarçadamente; tanto é que hoje em dia, depois de abrirem as porteiras, já vejo "crentes" com baton cor de uva, vermelho carmesim, unhas azuis, pretas, etc.
    O diabo pediu para enfiar somente a pontinha do nariz dentro da igreja, consentiram - ele virou de costas e entrou de fasto. Era só a pontinha do nariz, acabou entrando de corpo inteiro. Meu querido, se você não quer ir para o céu, saia da frente e deixe os outros irem. Queres ir para o inferno, vá sozinho; mas não fique agindo como falso profeta que é o que o senhor está fazendo e Deus te pedirá conta. Sou assembleiana, minitério do Belém e é com muita tristeza que vejo pessoas que se dizem crentes, familiares de pastores que se parecem com a Carmem Miranda, de tanto badulaque que carregam para se "enfeitar"; nada se parecendo com crentes e não saúdam ninguém com a paz do Senhor, muito pelo contrário, viram a "cara", pois se a encontrarmos na rua e a saudarmos, terão vergonha de dizer que são crentes, nem dentro do templo têm semelhança com crente, como vão ter na rua? E tem pastores que ainda tem coragem de defender essa heresia.Você não é Deus para dizer aos crentes como devem andar, ensine-os a ler a Bíblia e a pedir a correta interpretação ao seu AUTOR, QUE É O ESPÍRITO SANTO.

    ResponderExcluir
  21. É...o ANTES e o DEPOIS. Antes tudo era pecado, mas a Igreja era Poderosa; depois, nada mais é pecado e os cultos mais se parecem com velórios.Tirem suas próprias conclusões e decidam se Marquês Santos está certo ou não. Devemos aprender com a Bíblia e pedir sabedoria de Deus e não seguir interpretação de seres humanos.
    Ele disse em seu comentário que o EXAGERO é que é pecado, mas tudo começa aos pouquinhos, disfarçadamente; tanto é que hoje em dia, depois de abrirem as porteiras, já vejo "crentes" com baton cor de uva, vermelho carmesim, unhas azuis, pretas, etc.
    O diabo pediu para enfiar somente a pontinha do nariz dentro da igreja, consentiram - ele virou de costas e entrou de fasto. Era só a pontinha do nariz, acabou entrando de corpo inteiro. Meu querido, se você não quer ir para o céu, saia da frente e deixe os outros irem. Queres ir para o inferno, vá sozinho; mas não fique agindo como falso profeta que é o que o senhor está fazendo e Deus te pedirá conta. Sou assembleiana, minitério do Belém e é com muita tristeza que vejo pessoas que se dizem crentes, familiares de pastores que se parecem com a Carmem Miranda, de tanto badulaque que carregam para se "enfeitar"; nada se parecendo com crentes e não saúdam ninguém com a paz do Senhor, muito pelo contrário, viram a "cara", pois se a encontrarmos na rua e a saudarmos, terão vergonha de dizer que são crentes, nem dentro do templo têm semelhança com crente, como vão ter na rua? E tem pastores que ainda tem coragem de defender essa heresia.Você não é Deus para dizer aos crentes como devem andar, ensine-os a ler a Bíblia e a pedir a correta interpretação ao seu AUTOR, QUE É O ESPÍRITO SANTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amem a paz do senhor minha irma .em parte eu concordo com a senhora a falta de amor entres os irmão logo com nos que somos assembleiano uma igreja referencia pra o mundo não desfazendo das outras denominação mais se tem regras e costumes tem que obedecer mas também concordo com o altor dessa reforma pois tem muitas coisas que a igreja possa esclarecer melhor com bases na bíblia sagrada como nas veste das mulheres e maquiagens não sou a favor e fico triste em ver tantas vaidade cantando toda pintada os cabelos pintados de loiros pretos e ETC nos templo central e o pastor presidente não faz e não fala nada pq tem um parente participando do coral, comissão e dirigente de campanha eles deveria chamar em um reservado conversa com toda sabedoria amem

      Excluir
    2. amem a paz do senhor minha irma .em parte eu concordo com a senhora a falta de amor entres os irmão logo com nos que somos assembleiano uma igreja referencia pra o mundo não desfazendo das outras denominação mais se tem regras e costumes tem que obedecer mas também concordo com o altor dessa reforma pois tem muitas coisas que a igreja possa esclarecer melhor com bases na bíblia sagrada como nas veste das mulheres e maquiagens não sou a favor e fico triste em ver tantas vaidade cantando toda pintada os cabelos pintados de loiros pretos e ETC nos templo central e o pastor presidente não faz e não fala nada pq tem um parente participando do coral, comissão e dirigente de campanha eles deveria chamar em um reservado conversa com toda sabedoria amem

      Excluir
  22. A PAZ DO SENHOR MEUS IRMÃOS E MUITO TRISTE DE VER ESTES COMENTÁRIOS ENTRES NOSSOS IRMÃO EM CRISTO EM PARTE EU CONCORDO COM TODOS .EM OUTRAS PARTE FICO A DESEJA MAIS INFORMAÇÃO DOS NOSSOS PASTORES SOBRE O A SUNTO POIS TEM TANTOS ASSUNTOS QUE DEVERIA SER EXPLICADO NA ESCOLA DOMINICAL MAIS DESDE QUE MIM CONVERTI EM 1999 EU NÃO SABIA DAS DOUTRINAS DA ASSEMBLEIA DE DEUS ENTRES OUTROS QUE JA FAZ PARTE DO MINISTÉRIOS SABE RESPONDER ATE PARECE UM SEGREDO DE JUSTIÇA ELES DEVIRIÃO QUEBRAR ESTES TABU E ESCLARECER TUDO NA ESCOLA DOMINICAL EM CLASSE SEPARADAS ENTRE HOMEM E MULHERES SOBRE VESTES , COMPORTAMENTO SEXO E OUTROS ASSUNTOS PRA NOS CRISTÃO NOVO CONVERTIDO E POR ISTO QUE MUITOS SE AFASTA DA IGREJA COMO MUITOS JOVENS QUE NÃO E MEU CASO GRASSAS A DEUS ESPERO QUE VOCÊS MIM PERDOE EM NOME DE JESUS SE FALEI ALGUM QUE AFETASSE OUTRAS DENOMINAÇÃO OU MEU IRMÃO QUE COMENTARÃO NESTE BLOG QUE DEUS NOS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  23. amados irmãos a paz seja com todos, hoje vivemos em uma constante batalha espiritual por pensar-mos de tantos modos, mas quando o Senhor Jesus disse:João 4:23,24-Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." nos podemos ver que em virtude do homem ou a mulher ter mas reverência ao homem do que ao próprio criador. exemplo: quando chegamos em um orgão público nos vestimos adequadamente para causar boa empressão ao homem, enquanto na presença de nosso Deus e Pai, algumas pessoas não tem nenhuma reverência com o criador, usam roupas rasgadas, pircem, e algumas pinturas e cabelos digamos modificado que demonstram uma total rebeldia e seus corações e a pratica de rebeldia e como feitiçaria aos olhos de Deus, e a pratica da palavra nos ensina que temos de ser testemunhas do Senhor Jesus, "Atos 1.8,9 - 8Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!” 9Tendo dito estas palavras, foi Jesus elevado às alturas enquanto eles o contemplavam, até que uma nuvem o encobriu da vista deles. …"estas foram as ultimas palavras do Senhor aos seus discipulos ao gual fomos chamados e reconhecidos por Deus nosso Pai em Jesus Cristo. Contudo irmãos a alguns conceitos análogos a rebelião, embora não sinônimos,
    Revolução, Revolta, Insurreição, Sublevação, Motim, Intentona (pejorativo), Quartelada (pejorativo), Inconfidência (pejorativo), Conjuração, Conspiração, Conluio, Subversão.
    A rebelião teve início em Satanás. Ele ensinou o primeiro homem a se rebelar contra DEUS, o PAI.

    A Rebelião É Como O Pecado De Feitiçaria (I Samuel 15:23)
    O tipo de feitiçaria que está presente nos filhos hoje está revelado em I Samuel 15: 22-23: "Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar". A Bíblia descreve aqui uma feitiçaria muito mais perigosa do que o ocultismo. Ela controla mais pastores e congregações que qualquer outro tipo de influência demoníaca. Trata-se da rebeldia contra a Palavra de DEUS!
    A semente do início da rebeldia é exatamente aquilo que se manifestou no Jardim do Éden! Todos possuímos o gérmen deste pecado.

    Há Esperança Para Os Rebeldes
    Encorajamento para com aqueles que anseiam se libertar de sua rebeldia. Ela se encontra no Salmo 107: 9-14.
    "Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e lhes despedaçou as cadeias". Você foi "abatido" pela sua rebeldia, pela sua amargura? Clame ao Senhor dos Exércitos por uma libertação divina! Deixe que Ele despedace as cadeias demoníacas que envolvem o seu coração -- que lhe retire da sombra da morte e o transporte para a Sua maravilhosa luz!

    ResponderExcluir
  24. Trabalhei com um primo que era do Ministério Assembleia de Deus,e por sinal nasci dentro desta maravilhosa igreja e aprendi valores espirituais que me acompanham até hoje,porém hoje a 10 anos faço parte de outro ministério e sei muito bem o que ser HUMILHADA E CRUSCIFICADA pelos membros de minha familia que são tradicionais,Gritam aos quatros cantos que não serei salvo pois me desvie do Verdadeiro Evangelho,que não estou na "Igreja Mãe"que me tornei bastarda,detalhe triste,a maioria são pastores e exercem altos cargos,criticam as roupas,dizendo que não irei para o Céu,sendo que não sou vaidosa e não me visto vulgarmente,mais por usar calça social,pois a jeans acho mais vulgar,meus familiares me condenam me perseguindo incansavelmente,Pego-me refletindo a palavra de Deus e vejo o erro lamentável que eles comente,pois a Letra Mata e o Espírito vivifica,vejo que muitas vezes a doutrina mata,nos torna hipócritas pois falamos de roupas e odiamos os menbros de outras denominações,falamos de amor e desprezamos...Gostaria da sua mais sincera opinião Pregador Marques Santos...

    ResponderExcluir
  25. Eu sou da Assembléia de Deus, eu aprovo os usos e costumes, quem não quiser aprovar não precisa fazer parte dessa igreja existem muitas outras que aprovam todos os tipos de usos, não julgo ninguém, até porque sei que a única pessoa que devo julgar sou eu mesma, mas sei muito bem que a igreja sou eu, e faço uso dos usos e costumes de minha igreja, pois isso não vai me levar pra o inferno, o que leva pra o inferno é não dá prioridade ao meu Senhor Jesus e me envolver nos embaraços dessa vida, como diz o apóstolo Paulo em Romanos : De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
    13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
    14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
    15 Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
    16 Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
    17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
    18 Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
    19 Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
    20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
    21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
    22 Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
    23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

    ResponderExcluir
  26. A PAZ DO SENHOR SEJA COM TODO(A)S! VI QUE NENHUM ESPECIALISTA OU LÍDER SE PRONUNCIOU SOBRE "USOS E COSTUMES" "DOUTRINAS" OU PRÁTICAS DAS IGREJAS, RELATADAS ACIMA. EU PRETENDO ESCLARECER ESSE ASSUNTO COM ALGUNS ENSINAMENTOS BÍBLICOS, A SEGUIR: "TUDO QUANTO FIZERDES, FAZEI COMO PARA DEUS E NÃO AOS HOMENS", "FAZEI TUDO COM ORDEM E DECÊNCIA", "SE ALGUÉM SE ESCANDALIZA PORQUE FAZEMOS ALGO, NÃO O FAÇAMOS NA SUA PRESENÇA", "DEVEMOS, SE SOMOS FORTES, SUPORTAR OS MAIS FRACOS", "A NINGUÉM JULGUEIS PELO COMER OU BEBER, OU QUALQUER OUTRA COISA...", "CADA UM JULGUE-SE A SI MESMO E ASSIM...", "QUEM ÉS TU QUE JULGAS O SERVO ALHEIO?", "O PAI A NINGUÉM JULGA, MAS DEU AO FILHO TODO PODER DE JULGAR. MAS NEM EU MESMO JULGO. POIS A PALAVRA QUE VOS TENHO FALADO, ELA JULGARÁ...", "QUEM DIZ QUE AMA A DEUS E ABORRECE A SEU IRMÃO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE...", "PORQUE O FIM DA LEI É CRISTO, PARA JUSTIÇA DOS QUE NELE CREEM", "NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS, PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO", "FALO COMO A SÁBIOS E NÃO COMO A NÉSCIOS", "HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE NÓS E DEUS:JESUS CRISTO, O HOMEM", "O QUE SE INTROMETE EM NEGÓCIOS ALHEIOS, É COMO QUEM PEGA UM CÃO, DESCONHECIDO, PELAS ORELHAS", "AMEM A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR COM TUDO QUE PODES E TENS. AME AO TEU PRÓXIMO, COMO A TI MESMO. ESTES DOIS MANDAMENTOS RESUMEM TODA A LEI E AOS PROFETAS.", ...

    SOU JOSÉ PINTO DE OLIVEIRA
    Pr., Prof., Dr. Teologia,Especialista em Filosofia da Religião, Mestre em ciências Sociais, Doutor em Ciências da Religião, Licenciado em Educação Religiosa, Jornalista, Psicanalista e Dr. em Divindade. Membro do Conselho de Educação e Cultura. Contatos: przepinto@hotmail.com ou josepintodeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. É absoluta verdade quem não concorda que saia da igreja! Foi o que fiz! Procuro uma igreja que não me condene por usar uma calça decente enquanto irmã de mini saia canta hino da harpa em cima de púlpito, o que adianta ter cabelo cumprido,usar saia, terno, gravata, ficar girando, caindo etc se o coração está corrompido??? Dentro da igreja tem traje mas lá fora o testemunho é horrível ou dentro o coraçao está cheio de pecado e engano. É o sepulcro caiado por dentro podridão mas por fora tudo bonito. Ensinem seus membros a se vestirem com decência mas sem regras tolas e fardos pesados e acima de tudo a buscar os frutos do Espirito Santo pois é por meio deles que se vê se a árvore é boa ou não. Jesus deve se entristecer muito quando olha essas regras religiosas sem valor algum! Quando olhou pra mulher samaritana não lhe impos regras, revelou seu pecado através do amor de sua palavra e disse o mais importante que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espirito e em verdade! Não matem a fé das pessoas por regras tolas, estamos debaixo da graça e não da Lei o mais importante e primordial é buscar a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. E o mais absurdo de tudo é que já vi um dos Líderes desta igreja em um video que não era para os membros se comportarem como os menbros de outras igrejas evangélicas e se referiu a eles como Samaritanos! Pois eu prefiro ser o samaritana como aquele que ajudou o homem na beira do caminho, prefiro ser a samaritana que foi buscar água no poço e encontrou água viva e teve seus pecados perdoados! A geração incrédula que põe regras e esquece do principal, igreja rica de laudiceia que se preocupa com riqueza, aparência, compra ouro puro e refinado de Deus! Unge os olhos pra ver que Jesus está voltando e eu não vou apresentar pra ele minhas vestes mas sim ptestarei contas dos meus atos e de toda intenção do meu coração. Eu sou livre em Cristo Jesus ele pagou um alto preço pra que eu pudesse viver uma vida santa e nao me colocar sobre fardos pesados de regras tolas humanas como os Hipócritas Fariseus colocavam sobre os Judeus! A lei se foi e pode acreditar meus queridos viver debaixo da graça é mais difícil do que cumprir regras bobas criadas por homem. Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor.

    ResponderExcluir
  28. É absoluta verdade quem não concorda que saia da igreja! Foi o que fiz! Procuro uma igreja que não me condene por usar uma calça decente enquanto irmã de mini saia canta hino da harpa em cima de púlpito, o que adianta ter cabelo cumprido,usar saia, terno, gravata, ficar girando, caindo etc se o coração está corrompido??? Dentro da igreja tem traje mas lá fora o testemunho é horrível ou dentro o coraçao está cheio de pecado e engano. É o sepulcro caiado por dentro podridão mas por fora tudo bonito. Ensinem seus membros a se vestirem com decência mas sem regras tolas e fardos pesados e acima de tudo a buscar os frutos do Espirito Santo pois é por meio deles que se vê se a árvore é boa ou não. Jesus deve se entristecer muito quando olha essas regras religiosas sem valor algum! Quando olhou pra mulher samaritana não lhe impos regras, revelou seu pecado através do amor de sua palavra e disse o mais importante que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espirito e em verdade! Não matem a fé das pessoas por regras tolas, estamos debaixo da graça e não da Lei o mais importante e primordial é buscar a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. E o mais absurdo de tudo é que já vi um dos Líderes desta igreja em um video que não era para os membros se comportarem como os menbros de outras igrejas evangélicas e se referiu a eles como Samaritanos! Pois eu prefiro ser o samaritana como aquele que ajudou o homem na beira do caminho, prefiro ser a samaritana que foi buscar água no poço e encontrou água viva e teve seus pecados perdoados! A geração incrédula que põe regras e esquece do principal, igreja rica de laudiceia que se preocupa com riqueza, aparência, compra ouro puro e refinado de Deus! Unge os olhos pra ver que Jesus está voltando e eu não vou apresentar pra ele minhas vestes mas sim ptestarei contas dos meus atos e de toda intenção do meu coração. Eu sou livre em Cristo Jesus ele pagou um alto preço pra que eu pudesse viver uma vida santa e nao me colocar sobre fardos pesados de regras tolas humanas como os Hipócritas Fariseus colocavam sobre os Judeus! A lei se foi e pode acreditar meus queridos viver debaixo da graça é mais difícil do que cumprir regras bobas criadas por homem. Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor.

    ResponderExcluir
  29. BOA TARDE AMIGOS,

    SÓ ACHO QUE A PREOCUPAÇÃO NOSSA COMO CRISTÃOS SERIA ALCANÇAR O MAIOR NUMERO POSSIVEL DE ALMAS PARA O REINO DE DEUS PORQUE TEM ALMAS INDO PARA O INFERNO SEM DEUS SEM PAZ E SEM SALVAÇÃO E VOCES AI SE PREOCUPANDO EM DISCUTIR ROUPAS E COSTUMES,JESUS ESTÁ VOLTANDO E NAQUELE GRANDE DIA ELE NÃO VAI PEDIR PRA MOSTRAR SUAS ROUPAS E COSTUMES MAS SIM SUAS MAÕS,O QUE FIZESTE EM PROL DO REINO,PELOS QUE PRECISAVAM DE AJUDA ESPIRITUAL E CONSOLO PARA O CORAÇÃO MACHUCADO PELO PECADO,QUE DEUS ABENCOE TODOS.

    ResponderExcluir
  30. Como o próprio título do texto: "Usos e Costumes" da mesma forma existem outras denominações com seus usos e costumes, da mesma maneira a "Liturgia" difere uma das outras, além do mais, aqueles que estão na Assembléia de Deus não estão ali obrigados (assim penso), de maneira que não se sentirem bem com estes usos e costumes, terão liberdade para escolher outra denominação. Logo, não entendo o por quê de alguns se incomodarem tanto com os usos e costumes, visto que cada uma tem sua liberdade em sua diferença. Penso que séria mais produtivo a unidade em um ponto que todos são comuns: CRISTO e isto basta! Que possamos evoluir para alcançar o objetivo cristão, ou seja, levar Cristo para todos os seres viventes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa visao
      Sou assembleiano e nao me apego a uso e costumes porque passaa ser tornar prioridade na igreja e passa a ser esquecido o verdadeiro objetivo pregar a salvaçao e amor ao proximo como a ti mesmo . As vezes passo por irmaos mais antigos usando bermuda e calção e alguns agem diferentes e as vezes nem cumprimentam.Nao ligo porque o que esta no coração é o que importa. Nos somos todos pecadores e nao deixaremos de pecar. Devemos nos desviar do pecado é uma luta diaria.Jesus esta com todos aqueles que o procuram e que creem só isso.as vezes pecamos sem perceber mas ai vem o arrependimento e pedir perdao a Deus e se redimir com cristo e evitar pecar de novo.
      Deus abençoe a todos. Amem

      Excluir
  31. Eu achei muito intereçante a capacidade de algumas pessoas de defender sua placa inconcientemente defender uma bandeira podre manchada de orgulho e hipocrisia. Ja ouvi muitos pastores diserem que são assembleianos e que se orgulham disso. Irmãos alguem sabe porque as assembleias do norte foram separadas do sul do Brasil? Porventura um homem de Carne corrupitivel teria o direito de traser tal vergonha e separar a casa de Deus por ganância? Oque aconteceu com o Rei saul por não dar ouvidos a Deus? FOI SUBISTITUIDO! E por ventura tal lider pode se julgar melhor que o antigo e subistituido Rei De israel? Ora irmãos SERA QUE A SEGUEIRA ASSEMBLEIANICA E TÃO GRAVE QUE NÃO DEIXA TAL PESSOAS ENCHEGAREM tirai a trave do vossos olhos então poderas ver o sisco dos olhos do teu irmão? Nossas doutrinas so nos envergonham pois vamos la para Romanos 3 quem achou ok e quem não achou dis escola dominical! Bando de ipocritas vivendo mentiras perdendo almas por orgulho! Todavia tive sede e não me deste de beber tive frio e não me AGASALHASTE!!! Tive fome e não me deste de comer era FORASTEIRO E NÃO ME ACOLHESTE estive nu e não me vestistes. Raça de viboras ate quando viverei doutrina e esquecereis a verdadeira fonte de salvação que e a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  32. E porventura se algum ignorante disser quem esta ali na assembleia e porque quer e tem que obedecer pois seria melhor do que ser excuido!!!! Vamos la para a biblia quando davi se indigna com o gigante e dis quem e este insircunciso que zomba do povo do Deus vivo? Quem e o maior gigante hoje em nosso meio? Orgulho? Sede por poder? Ganancia? Irresponsabilidade com almas ou sera falta de temor quanto o grande absurdo interno que a ipocrisia atrai nossos lideres? Por ventura alguem ai lembra de Orar a Deus por seus inimigos se arrependerem de seus maus feitos para que tambem sejam salvos em CRISTO? Ou por ventura alguem lembra de orar por ISRAEL? Povo originario da promeça? Ou estamos intereçados nas cotas e numeros de disimos ofertas e afins? Por ventura não erramos por não conhecer verdadeiramente as escrituras?

    ResponderExcluir
  33. Desculpem a minha ignorância, mas a vestimenta no culto evidencia o respeito ao Senhor Jesus. Hoje em dia, em algumas igrejas observa-se mulheres usando roupas aperatadas,decotes,exagero em maquiagem. Homens com com calças mostrando cofrinho, camisas mostrando o peitoral. O que é isso? O evangelho de Cristo não irá se adaptar a sua vida querido(a). VocÊ que deve se moldar ao evangelho, o qual merece respeito, reverência em todos os aspectos, inclusive no seu modo de se vestir. Deus nos muda por dentro e por fora. Essa história que Deus apenas quer o coração e andar seguindo e se moldando as coisas do mundo tem alguma coisa errada. Homem tem que se vestir como homem, decente, que demonstra respeito a Deus e as pessoas, da mesma forma a mulher. Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  34. Nasci na Assembléia e lá fiquei por muito tempo. Estou hoje em outra denominação e quando visito a Assembléia fico muito entristecida. A igreja, para a grande maioria, é apenas um lugar de DESFILE, cada mulher e homem quer se apresentar mais bonita/o e elegante que a/o outra/o com roupas totalmente inadequadas para cultuar a DEUS. É uma grande VERGONHA porque IGREJA É LUGAR DE ADORAR A DEUS. A pessoa pode se vestir bem, mas o problema é A INTENÇÃO DE APENAS APARECER PARA AS OUTRAS PESSOAS, que com certeza é exteriorizado, não para dentro da igreja, desfiles de moda pelos corredores. Basta ir num culto de domingo para verificar o que digo. Só fico indignada, CULTO ANTROPOCÊNCTRICO, numa busca incessante por bençãos materiais e esquece de pregar o principal, a salvação. O maior já recebemos gratuitamente, A SALVAÇÃO. É muita ingratidão.

    ResponderExcluir
  35. E por isso ,que muitos vão para o inferno , estão mudando as doutrina e depois que dar conselho a Deus .
    Sabe porque a igreja primitiva era cheio da gloria Porque se respeitava as Sanz doutrina , AGORA ME RESPONDE AI : SE A BIBLIA DIZ QUE NÃO PODEMOS SE EMBRIAGAR ENTÃO PORQUE NÃO PODEMOS BEBER ,JÁ QUE SE EMBREAGAR É O USO EXAGERADO DA BEBIDA !!
    ESSA GERAÇÃO ADÚLTERA , PEDIRÁ UM SINAL A DEUS POIS ELE NÃO dará .

    ResponderExcluir
  36. Concordo com a doutrina Assembleiana! De acordo com a palavra de Deus. Devemos ser diferentes, ALELUIA!

    ResponderExcluir
  37. Doutrina é uma coisa uso é costume é outra conforme o nosso pastor esclareceu qem tirar da bíblia ou acrescenta é reu de juízo divino conforme a bíblia que Deus continue abençoando a cada um de nós pra cuidarmos cada um da nossa própria vida sem prejudicar a do próximo

    ResponderExcluir
  38. Concordo com o Marcio R.,a família bezerra da costa nunca teve a humildade de se submeter a ADB Mãe de Belem do Pará,todo Marco que Cristo deu para a ADB foi através de homens santos de oração, e a cultura do Brasil não pode dar uma liberdade que o povo peca sem dó, mas o grande dia vem ai, daí quero ver pra onde os Bezerra vai correr, não sou tradicionalista, mas sim conservador dos bons costumes.

    ResponderExcluir
  39. Lembrando que Tudo isso é um show de política por poderes, e tem muitos bajuladores que são aliados dessas falcatruas, ppr isso não largam o osso CGADB,AÍ DEUS levanta outras convenções que visam o Reino, e quebra com essas convenção privatizada, Deus é Fiel.

    ResponderExcluir
  40. Lembrando que Tudo isso é um show de política por poderes, e tem muitos bajuladores que são aliados dessas falcatruas, ppr isso não largam o osso CGADB,AÍ DEUS levanta outras convenções que visam o Reino, e quebra com essas convenção privatizada, Deus é Fiel.

    ResponderExcluir
  41. Lembrando que Tudo isso é um show de política por poderes, e tem muitos bajuladores que são aliados dessas falcatruas, ppr isso não largam o osso CGADB,AÍ DEUS levanta outras convenções que visam o Reino, e quebra com essas convenção privatizada, Deus é Fiel.

    ResponderExcluir
  42. O que realmente importa é servir a cristo, buscando a nossa salvação, pois, devemos ter uma boa conduta na congregação em que adoramos a Deus e deixar que o Espirito Santos nos guie sempre no temor e tremor de Deus, porque todo o resto acerca de usos e costumes é balela de homens!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. A forma de vestir do cristão é a sua identificação como luz no mundo. Se vivemos para Cristo devemos ser diferentes até mesmo para sermos respeitados e colocados em cheque sobre o que somos. Ao ser identificados já nos colocamos em posição de evangelizar e mostrar que temos um Senhor.

    ResponderExcluir